Gatinhos? Adoroooooooooooo

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

REGRA MÁXIMA DE UM PROTETOR! 1A. E + IMPORTANTE!!!

EXTRAÍDO DO BLOG DA JANE:  http://www.amigosdosanimaisderua.com.br/?q=node/19



Regra n° 1 da proteção animal



Regra n° 1 da proteção animal
Quem doa animais tem que  SE COMPROMETER COM A CASTRAÇÃO do Animal doado, porque não adiantará nada salvar a vida de um bichinho, se depois ele vai gerar milhares, que ficarão abandonados.

Tem que ser tarefa DE QUEM DOA providenciar a castração, seja através da prefeitura, seja em clinicas com preços sociais. Se o adotante puder pagar, ótimo. Agende você mesmo a castração em uma clínica que faz a preço social e acompanhe o caso.
Falo isso com a  experiência de quem já doou muitos animais.
Mesmo quem tem condições financeiras, dificilmente leva,  espontaneamente,  o animal para ser castrado.  E os motivos são diversos: pãodurice, acham que é desnecessário, que o vão ter para quem dar os filhotes, que adotou macho e não precisa castrar.
Hoje em dia há veterinários especialistas em castração que realizam a cirurgia em filhotes, tanto de cães como de gatos,  a partir de 2 meses de idade.  JÁ DOE CASTRADO, pois caso o adotante não seja exatamente tudo o que você esperava para o animalzinho que você doou e se desfaça dele ou o abandone, pelo menos ele não ficará nas ruas procriando. 
Caso você doe uma animal ainda bebê, que não pôde ser castrado,  deixe expresso no  Termo de Adoção  que o adotante é OBRIGADO a entregar o animal para ser castrado, gratuitamente, 1 mês ou 2 meses depois.
Já desfiz  adoção de animal, porque o adotante não queria que o animal fosse castrado. Isso ocorre muito em relação aos cães machos, pois os donos, desinformados, acham o cão castrado não será bravo suficiente, não fará guarda. 
Quem já viu, como eu,  machos atropelados, machucados por briga,  queimados com água fervendo, envenenados e até empalados, porque entraram num quintal  alheio   para namorar com uma cachorrinha no cio, sabe como é importante a castração TAMBÉM DOS MACHOS. 
Insisto: se o animal tiver mais de 2 meses,  SÓ O DOE DEPOIS DE CASTRADO, mesmo macho, porque o adotante pode ter uma fêmea não-castrada..
NÃO ESPEREM QUE OS ADOTANTES CASTREM, porque eles NÃO VÃO FAZER ISSO. É mais cômodo para eles  jogar fora a cachorrinha ou gatinha que adotaram,  junto com a ninhada que deixarem nascer,  e adotar outro, afinal há excesso de animais procurando um lar.  É comum ficarem com um machinho da ninhada e abandonarem  a mãe (que foi adotada e o doador não castrou)  junto com restante da ninhada.
Tenha cuidado redobrado se o animal doado tiver  raça. NÃO CONFIE, mesmo que conheça o adotante, de que ele irá entregar o animal de raça para castrar. Já vi caso de um protetor que doou uma cadelinha de raça sem castrar para veterinário. Hoje em dia essa cadelinha virou matriz e o “adotante” virou explorador da raça, tirando cria do animal adotado para vender. Se quem  o doou tivesse castrado,  isso não aconteceria.

Na minha opinião, esta deve ser a regra Nº 1 DO PROTETOR.

Jane J. Maschio

2 comentários:

  1. Oi, não sei se vc ainda entra no blog, mas eu sou de limeira e queria saber onde posso adotar animais? quero adotar um gato mas não sei onde ir.

    ResponderExcluir
  2. Então, vamos pelo início!
    Seu nome! Idade!
    Vc. mora em casa ou apto??? Telas de Proteção?
    Porque busca 1 animal??
    Eu indico animais para pessoas que possam fazer a adoção e manter o animal...
    E também não faço doação às cegas ;)
    :)

    ResponderExcluir