Gatinhos? Adoroooooooooooo

quarta-feira, 13 de abril de 2011

BOXER para ADOÇÃO - Rio Claro/SP



Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Rio Claro recolheu na sexta-feira, 1º., um cão da raça boxer que perambulava em ruas do bairro Bela Vista. Um vizinho que conhecia o cão e seus donos chegou a ficar com o cachorro por algum tempo, mas desistiu da adoção porque ele não foi bem recebido pelos outros cachorros da casa.

O cachorro, de pelagem amarela, está com boa saúde e aparenta ter dois anos. Ele está no canil do CCZ e, segundo seus tratadores, é um animal dócil, mas que chora o dia inteiro. “Ele sente falta da companhia de pessoas e não está acostumado a ficar preso num espaço pequeno como este. Estamos torcendo para que logo apareça alguém interessado em adotá-lo”, afirma Solange Mascherpe, do CCZ.

Os funcionários do CCZ, porém, alertam que esta ação de recolher um animal na rua não faz parte dos trabalhos da entidade que tem por objetivo prevenir a ocorrência de zoonoses - doenças que os animais transmitem.

De acordo com os funcionários, é comum as pessoas abandonarem cães nas ruas. “Isto ocorre porque as pessoas não pensam na posse responsável que deve ser iniciada antes mesmo de se adquirir um animal”, afirma o veterinário Josiel Hebling, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses.

O Centro de Controle de Zoonoses alerta que um cachorro vive em média 12 anos e depende exclusivamente do dono. E ainda: os filhotes crescem, necessitam de alimentos, vacinação, tratamento veterinário, limpeza e atenção. Ao adotar um cachorro, a pessoa também deve pensar nos demais moradores da casa para não haver atritos e o animal ser abandonado. “No caso de uma república de estudantes, por exemplo, é preciso verificar se todos gostam de animal”, alerta Solange.

Em Rio Claro mensalmente é realizado um fórum sobre posse responsável com a presença da vereadora Raquel Picelli, ONGs e pessoas preocupadas com abandono de animais.

Com o setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), a Fundação de Saúde de Rio Claro realiza palestras sobre posse responsável de animais. As escolas, empresas, igrejas e associações interessadas no assunto podem fazer o agendamento das palestras pelos telefones 3535-4441 ou 3527-0309, ou pelo endereço eletrônico ccz.rioclaro@gmail.com.

5 comentários:

  1. como eu faço para adotar esse boxer

    ResponderExcluir
  2. É um caso de 2011.
    Não sei se foi adotada ou não, apenas divulguei.
    Faça contato com o CCZ de lá!
    19 - 3535-4441 ou 3527-0309, ou pelo endereço eletrônico ccz.rioclaro@gmail.com.
    Boa sorte!
    Monica

    ResponderExcluir
  3. obriga tive um indentico a esse , do mesmo geitinho mas deram veneno pra ele ha poucos dias ae gostaria de adotar esse , mas tudo bem

    ResponderExcluir
  4. Tenho filhotes para doação preciso de ajuda.
    Contato oliveira-anap@hotmail.com

    ResponderExcluir